Razões da melhoria da economia, 31-3-2018

Segundo artigo do Director do Expresso neste último semanário, a economia portuguesa tem crescido em grande parte à custa do aumento do trabalho por dar mais IRS, IVA e TSU.

É algo que também demonstra o malefício das práticas, muito usadas, de procurarem melhorar bancos e empresas reduzindo postos de trabalho (sem nunca por nunca ser optarem pela redução dos proventos e múltiplas regalias dos gerentes elou reduzirem a percentagem de lucro dos accionistas)

Mas já desde os tempos dos governos Sócrates que venho defendendo que é preciso aumentar as exportações mas também não causticar vencimentos e pensões. Para se melhorar a economia e dar aos milhões de portugueses algum benefício dessa melhoria. Não deve ser só impor-lhes sacrifícios para colmatar as asneiras de quem gere.

E não foi só o aumento de emprego o que deu mais IRS e IVA. Foi também alguma melhoria nas remunerações de quem trabalha (já que os pensionistas, com pensões penalizadas e congeladas, continuam perdendo poder de compra com a inflação). Embora postos de trabalho criados, que raiem o salário mínimo, contribuam para o IVA e TSU mas não para o IRS (porque estão deste isentos).

António José de Matos Nunes da Silva

 


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s