Ser vegetariano-Dr Francisco George, 20-10-2017

Li com muito interesse a entrevista do Dr. Francisco George ao DN, médico que me merece a mais elevada consideração.

Mas, entre o que disse, achei estranho o classificar de infernal a imposição às crianças do regime vegetariano. Apresentou como exemplo, que o leite e o ovo são insubstituíveis.

Terá pois confundido “vegetariano” com “vegetaliano”. O vegetariano não come nada de animais mortos, carne ou peixe, mas pode beber leite e comer ovos. O vegetaliano, nada mesmo de origem animal.

Acontece até que eu, com 92 anos, fui vegetariano dos 12 aos 18. Não por imposição paternal, antes pelo contrário, com a minha mãe sempre preocupadíssima pela hipótese de eu me definhar. Mas a decisão foi toda minha e ela, coitada, embora muito apoquentada, contrariada, fazia comida diferente, só para mim, nunca com carne ou peixe porque eu estava atento à manufactura. Para o resto da família, a comida era normal.

E só deixei de ser vegetariano aos 18, no dia em que veio publicado em Diário do Governo a minha admissão como cadete da Escola Naval. Porque entendi que teria de comer do rancho e não haveria viabilidade de ter dieta vegetariana. E o meu sonho, desde os 5 anos, era ingressar na Marinha.

A ela me sacrifiquei. Com relutância, até enojado, comi um pouco de pescada nesse dia. Para me ir habituando. E ainda, na Escola Naval, quando havia bife, costumava fazer troca com colega de mesa: em dava-lhe o meu bife e ele a sua fruta.

E, com esta idade e vitalidade intelectual de que muitos se admiram, várias tenho pensado se não haverá influência positiva da dieta daqueles meus 6 anos da juventude.

António José de Matos Nunes da Silva

 


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s