IRS, uma no cravo outra na ferradura, 7-10-2017

Segundo consta, irão desdobrar o 2º e 3º escalões de IRS. O que é bom, já várias vezes o tenho até defendido, porque a redução de escalões feita pelo Governo anterior veio agravar o IRS da classe média baixa, tornando-o menos progressivo.

Pelas regras que têm vigorado no IRS, desde que foi criado, qualquer melhoria num escalão inferior ir-se-ia reflectir em todos, assim se mantendo a progressividade global.

Mas, segundo anunciam, pretendem agora alterar essas regras, reduzindo a progressividade global, impedindo que haja qualquer redução de IRS dos outros 2 escalões.

Se tal legislarem, o IRS, de globalmente progressivo, passará a globalmente compressivo!

Além disso, porque a taxa de IRS é por escalões e não contínua, vão aumentar fronteiras anacrónicas entre contribuintes.

Assim, e tomando como exemplo as taxas dos actuais escalões, quem tiver um rendimento anual – bruto – de 40521 euros tem desagravamento apreciável no seu IRS. Quem tiver 40543 não tem qualquer desagravamento. E isso fará com que se agrave a inversão das situações dos 2 contribuintes: o que tem rendimento bruto menor, porque paga apreciavelmente menos IRS, passará a ter um rendimento líquido apreciavelmente maior!

Os políticos que agora mandam neste País, parecem assim tudo fazer para desmotivar as pessoas a trabalharem mais, a procurarem fazer sempre mais e melhor. Para quê tentar melhorar o seu trabalho e ter vencimento bruto maior, se com isso é penalizado, pois passará a pagar mais IRS e a ter vencimento líquido menor?

António José de Matos Nunes da Silva

 

 

 

 

 


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s