Já melhoram perspectivas económicas, 18-9-2017

Muito antes de esta solução governativa se formar, já eu escrevia denunciando o perigo de maiorias absolutas que se transformam em ditaduras de pequenos grupos. E não interessa de que partido seja.

E também escrevia contra uma política que levou à destruição do mercado interno derivada da redução drástica do poder de compra da maioria dos portugueses. Porque o mercado interno funciona como uma espécie de âncora da economia. Sem ele, não se conseguirá também produzir, só para exportar.

Vem isto a propósito de algumas boas notícias, que não deverão ser apenas boatos por provirem das declarações do Ministro das Finanças que se lêem no link do Observador, e feitas já bem perto de apresentar a proposta de OE2018:

“Todos os escalões de IRS vão sofrer um desagravamento fiscal no próximo ano”, disse o ministro das Finanças.

-O ministro aproveitou também para avançar com algumas medidas que diz estarem já garantidas para este novo OE de 2018, nomeadamente o descongelamento de carreiras na função pública

Centeno justificou a trajetória dos últimos meses com o endividamento que o Governo teve de fazer para fazer face ao pagamento de uma obrigação do Tesouro que irá ocorrer em outubro. E garantiu que esse pagamento de seis mil milhões resultará “na maior redução de dívida pública anual dos últimos 19 anos” no final do ano, em termos de percentagem do PIB nacional.

(Por outras palavras: aumento de dívida recente não foi para se esvair em despesa, visto ser para se poder pagar outra que se vence em Outubro. E lá se vai mais outro “papão”, digo eu)

António José de Matos Nunes da Silva

 

http://observador.pt/2017/09/17/centeno-promete-descida-do-irs-em-todos-os-escaloes/

 


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s