Medina e o futuro de Lisboa, 27-6-2017

Como lisboeta que teve de ir para a “diáspora” dos seus arredores, vi e ouvi com atenção a entrevista de Medina à TVI.

Como tema principal, a drástica redução de automóveis em Lisboa.

Não é o nosso carro, muito menos o do serviço, o mau da fita. É o dos outros! Também dos residentes em Lisboa mas, sobretudo, dos que vêm diariamente a Lisboa, ganhar ou gastar cá o seu dinheiro.

Recusou no entanto, e muito bem, a insistente sugestão de Judite de Sousa quanto a portagens. Fronteiras para se entrar na capital do País, ou na cidade onde se nasceu, só lembraria ao diabo. E, sem alternativas, seria apenas penalizar quem se sustenta com salário ou pensão raiando o mínimo.

Deseja portanto melhoria substancial da oferta de transporte colectivo. Muito bem, todos desejemos que melhore, em comodidade, em destinos, em frequências, em tempo perdido nos trânsitos.

O problema é que já não há mercearias, drogarias, padarias, etc., em praticamente todas as ruas. O abastecimento agora faz-se sobretudo em super e hipermercados. E não é viável transportar tantos volumes e tanto peso em transportes colectivos. Sem carros, grande abanão nos híper como os de Telheiras.

Sem carros, doente que partiu perna e precisa assistência após a alta, não tem quem o leve ao hospital. Piora a assistência na doença, piora a vida de doentes, de idosos e deficientes para quem é drama o transporte colectivo.

Reduzindo drasticamente os carros, fecham stands e oficinas de automóveis, lá se vai grande fatia da receita do Estado e do IMI da própria Câmara.

Haja pois ponderação.

António José de Matos Nunes da Silva

 

 

 


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s