O PROBLEMA DA ADMINISTRAÇÃO DA CGD, 28-11-2016

Segundo a TSF, João Almeida, do CDS, terá declarado ter havido “incompetência, irresponsabilidade” e “ligeireza” do Governo, quanto à administração da CGD.

Poderá havê-las, mas sê-lo-ão também do CDS, do PSD, do BE e de alguns comentadores que muito ampliaram o problema, numa escala tal que pode vir a ter graves reflexos nas vidas dos portugueses, dependendo em especial da reacção externa.

As Finanças decerto conhecem todo o património de qualquer cidadão, quer pelo registo do imobiliário, quer pelo IRS declarado, pelo que o problema crucial é torná-lo ou não público, como aliás focou Ferreira Leite.

Mas, ao contrário do sector privado, os vencimentos e as pensões, de quem serve, ou serviu, o povo, são publicados em Diário da República. E para alguns cargos, há ainda que declarar o que se tem no TC, apesar de não ser o TC que terá competência técnica para detectar irregularidades.

Estes administradores da CGD não o quiseram fazer, estão no seu direito. Mas, para o exercerem, têm mesmo de sair do sector público.

Porque as leis, boas ou más, têm de ser cumpridas, seja por quem for.

Outros administradores virão porque não há insubstituíveis, mas, entretanto, atrasa-se mais uns meses a reestruturação da CGD, com reflexos imprevisíveis, que, façamos votos, não venham a ser muito graves.

Seria no entanto útil que acabassem com tão volumosa exploração política e mediática deste problema, porque não será com ela que irão melhorar o nível de vida dos portugueses. Antes pelo contrário.

António José de Matos Nunes da Silva

 


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s