Apartheid entre portugueses, 15-8-2016

Apartheid entre portugueses.

E foi criado nesta escassa quinzena de anos do Século XXI. Porque não existia no Século XX, nem no XIX, nem no XV.

Os militares do Exército efectuaram prestimosa ajuda aos seus concidadãos no combate aos incêndios. Não precisaram de substituir as suas fardas pelas de bombeiros.

Os da Força Aérea têm dado prestimosa ajuda no salvamento de doentes, no transporte de pessoas e material e, segundo se espera, vão recuperar também capacidade de colaboração no combate a incêndios. Sem precisarem de trocar suas fardas.

Já quanto a militares da Marinha o tratamento passou a ser diferente. Para prestarem serviço aos seus concidadãos, na zona ribeirinha, têm de se “disfarçar de polícias”. Para que não haja dúvidas, “Polícia Marítima” escrita nas costas.

Caso contrário, campanha de alguns jornalistas e não só. Há ilegalidades, até ferem a Constituição, dizem eles! Nada importante emitirem essas opiniões se o receio do seu impacto não tivesse conduzido o poder político a legislar no sentido do que tais contestatários pretendem: militares da Marinha, no seu País, no nosso País, como militares, só em paradas. Quanto ao mar, o mais longe possível, de preferência em águas internacionais ou estrangeiras.

Nada a ver contra a prestimosa acção policial, mas não foi essa a opção de vida desses militares. Nem a sua vocação. Nem a razão de ser da existência secular da Marinha. Profundamente desmotivador!

E, a existência de “guetos” de portugueses, só por terem por missão principal a defesa de Portugal, é um tremendo desperdício de capacidade humana e material que, em tempo de paz, pode e deseja dar também mais um adicional contributo à nossa frágil economia.

António José de Matos Nunes da Silva

 

 


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s