O crédito mal parado da banca, 26-5-2016

Segundo se lê no CM, o Banco de Portugal informou haver na banca um crédito mal parado de 18,5 mil milhões de euros. E mais 31 mil milhões de cobrança duvidosa.

Quem tem o grosso de dívidas dessas naturezas?

O Estado não será pois até lhe oferece dinheiro dos nossos impostos. E o que deve vai pagando, atempadamente e com juros.

Os empregados e pensionistas? Algum será, mas com os salários e pensões que existem não é provável que os bancos lhes tenham emprestado tão vultuosas quantias.

A resposta só pode ser de empresas. De administradores que falham a sua missão. Alguns por azar, mas muitos por não saberem atrair clientes, ou por vários milhões de portugueses não terem capacidade de compra, ou por aquilo que pretendem vender não valer o que pedem, ou por escolherem maus colaboradores. Mas que gastam balúrdios em infra estruturas e regalias próprias. Com o beneplácito de banqueiros que neles confiaram e lhes emprestaram e por tal também ganham balúrdios.

Empresários que clamaram e clamam por mais e mais financiamento! Ou seja, mais empréstimo!

Com políticos, economistas, jornalistas e comentadores mal informados a proclamarem a sete ventos que a salvação de Portugal será atrair o investimento externo! Para vender a quem?

António José de Matos Nunes da Silva


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s