As indecisões do PR 21-11-2015

Tendo, como ele disse, estudado previamente todas as hipóteses de resultados eleitorais e considerando-se inteiramente preparado para decidir, Cavaco Silva limitou-se a ouvir os partidos com representação parlamentar como manda a Constituição (o PSD e o CDS foram, naturalmente, ouvidos separadamente e não como um só grupo parlamentar).

Sabia que o PSD era minoritário na AR, mesmo coligado em Governo com o CDS. E que 3 outros partidos apresentariam moção de rejeição a tal governo. Mas, apesar disso, rapidamente, indigitou o chefe do PSD como 1º Ministro.

Que veio a ser rejeitado pela AR.

Sabia que o PS estaria pronto a formar governo, com apoio maioritário parlamentar. Que não há hipótese de qualquer outro Governo ser legitimado na AR.

Para o ajudarem nas decisões, dispõe de 27 assessores e consultores da casa civil, além dos 7 elementos da sua casa militar. Pagos pelos contribuintes.

Entendeu porém que, para a indigitação de deputado António Costa, não lhe chegava, nem esses, nem a audição dos representantes dos eleitores. E resolveu ouvir ainda mais 24 personalidades privadas, umas corporativas, outras, seleccionadas a seu gosto, a título meramente pessoal. E, tal como começou ouvindo o partido mais votado, também começou pelo representante da CIP.

Pelo meio, entendeu prioritária viagem de 2 dias à Madeira. E, por fim, descansar este fim de semana. Será quando?

De notar ainda que, segundo os resultados eleitorais de 4-10 constantes do portal do MAI, cerca de 9,3 % dos votantes não dispõem de qualquer representante na AR (Entre 5408805 votantes, 502893 votaram em partidos ou coligações que não elegeram deputados, ou em branco ou nulo. Mais até do que o total da CDU).

http://www.eleicoes.mai.gov.pt/legislativas2015/

Será que o PR estará velando pelo regular funcionamento das instituições?

Será que está actuando como Presidente de Todos os Portugueses?

Quão longe ainda o 24 Janeiro 2016!

António José de Matos Nunes da Silva

Oeiras

 

 


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s