Análise da campanha eleitoral – 2

É do senso comum que a generalidade dos portugueses está descontente com Passos Coelho.

Mas, em cerca de 1 mês, as sondagens invertem tudo, passaram a coligação para a frente com hipótese de ganhar as eleições, Passos Coelho passou a bonzinho e a melhor do que Costa.

Porquê?

Talvez porque a campanha do PS seja mais à defesa do que ao ataque.

Talvez porque a sensação que a comunicação social dá é de que PCP e BE têm o PS e não a coligação como seu inimigo principal. Poderá não ser isto que se verifica, mas os excertos que os jornalistas apresentam aos espectadores, são quase só de ataques a Costa, não só de Passos e Portas, mas também de Jerónimo e Catarina. E o inverso não se verifica, de Costa só se vêem ataques à coligação. E é isso que entra na cabeça de muitos indecisos.

As sondagens indicam que, felizmente, nem PS nem coligação conseguirão maioria absoluta.

Natural que coligação peça que lha dêem, pois seria a única hipótese de conseguir governar e manter integral a sua política de “austeridade” para trabalhadores e pensionistas e de benesses para patrões. Só a perigosa abstenção de descontentes lhe poderá proporcionar essa hipótese. Como abstenção não conta, os descontentes que não votarem são ganhos da coligação.

Mas é errado o PS insistir nessa tecla, porque também não a vai conseguir e acaba criando animosidade dos partidos à sua esquerda, receosos de que lhes roube votos e tementes de que todas as suas propostas venham a ser chumbadas, se houver maioria absoluta. Como tem acontecido.

António José de Matos Nunes da Silva

Oeiras


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s