Legislativas

  A vitória estrondosa do PS não me parece ter derivado muito de mérito próprio, pois estava na memória o que acontecera há 3 anos. Terá resultado antes de medidas gravosas da coligação do governo. Em vários campos.

  Já houvera cartão amarelo nas europeias. Agora foi vermelho. Porque continuaram e se iniciaram outras “reformas estruturais” altamente impopulares, prejudicando ainda mais o já periclitante nível de vida da maioria dos portugueses.

  Santana Lopes caiu na esparrela de aceitar posse condicionada à continuidade de programas já condenados pela opinião pública. Zeloso da palavra dada por receio da “bomba atómica”, permitiu que alguns dos seus ministros achassem por bem continuar e iniciar mais outros programas gravosos, como portagens e ataque ao aforro.

  Mas a bomba acabou por vir na mesma, porque a nova liderança do PS já dava agora outro panorama. E os eleitores, chamados a votar, mostraram claramente o vermelho, de vários modos:

  Uns votaram PS, porque ambos os maiores partidos (e não só) passaram a mensagem de que era preciso dar maioria absoluta a quem ganhasse (quando quase todos previam que fosse o PS) porque só ela dava “estabilidade”. PSD e PP levantando ainda o papão do perigo de o PS necessitar do BE para governar em minoria, esquecendo que foi o sucesso dum governo minoritário que levou Cavaco Silva a obter logo a seguir maioria absoluta.

  Outros, pelo contrário, entenderam dispersar votos pelos restantes partidos (alguns dos mais pequenos até subiram), por considerarem perigosa a maioria absoluta.

  Outros ainda votaram, mas com voto branco (que duplicou em relação a 2002) ou nulo, para mostrarem desencanto com todos os partidos.

  O voto é uma espécie de lotaria. Esperemos que, aprendendo com erros do passado, o eleitorado tenha acertado na escolha.

 


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s